escola Oferta Formativa Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Projetos
formação de qualidade

Centro Qualifica

O Centro Qualifica da EPSM visa proporcionar aos adultos um serviço de informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e/ou profissional.

Assume também como objetivo certificar competências na vertente escolar, desenvolvendo processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais. Essa certificação dá equivalência ao ensino básico e/ou secundário.

Pretendemos realizar um trabalho que permita identificar projetos individuais de qualificação, colaborar na manutenção do emprego e na progressão na carreira profissional e, ainda, promover a (re)inserção no mercado de emprego e na reconversão profissional.



RVCC ESCOLAR


O Processo de RVC escolar permite validar e certificar competências adquiridas por via formal, não formal e informal, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, com vista à obtenção de um certificado escolar.

Este sistema, que visa a melhoria dos níveis de qualificação escolar, destina-se a todos os adultos com idade superior a 18 anos e que não tenham concluído o ensino básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou o ensino secundário (12.º ano).

A certificação obtida através deste sistema (com base num Referencial de Competências-Chave) permite não só a valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento de estudos/formação.

 

RVCC PROFISSIONAL

O RVC Profissional é um processo que permite reconhecer, validar e certificar os saberes e competências adquiridos pelos candidatos (em contexto profissional e noutros contextos de vida), à luz de um Referencial de Competências associado a cada saída profissional e inserido no Catálogo Nacional de Qualificações, resultando na atribuição de um Certificado de Formação Profissional.

Destina-se a todos os adultos (com idade superior a 18 anos) que não possuem qualificação na sua área profissional, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.



PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) (anteriormente designados Português para Falantes de Outras Línguas ou Português para Todos) visam responder às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa junto de pessoas migrantes em Portugal.

 
Destinatários

 São destinatários pessoas migrantes, com idade igual ou superior a 16 anos, incluindo as pessoas requerentes e beneficiários de proteção internacional e proteção temporária, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa, de acordo com o QECRL.

Igualmente, deverão reunir as condições previstas no artigo 2.º da Portaria n.º 183/2020, de 5 de agosto, na sua atual redação:

- Ser portadores de título de residência, nos termos da legislação nacional aplicável a cidadãos estrangeiros, ou devem apresentar um dos seguintes documentos:

- Comprovativo de que foi iniciado o procedimento para a prorrogação da permanência em território nacional ou para a concessão ou renovação de autorização de residência;

- Comprovativo de apresentação do pedido de proteção internacional ou proteção temporária;

- Comprovativo da atribuição do Número de Identificação de Segurança Social (NISS).

 

Requisitos 

 Para acesso aos cursos PLA, os candidatos devem ser detentores de título de residência, nos termos da legislação nacional aplicável a cidadãos estrangeiros ou um dos seguintes documentos:

- Comprovativo de que foi iniciado o procedimento para a obtenção, renovação ou prorrogação de título de residência;

- Comprovativo de apresentação do pedido de proteção internacional ou proteção temporária;

- Comprovativo da atribuição do Número de Identificação da Segurança Social (NISS);

- Visto de curta duração para trabalho sazonal, de estada temporária ou de residência, nos termos da legislação nacional aplicável a cidadãos estrangeiros.

 
Os requisitos de acesso à formação devem estar reunidos à data de início da formação ou da integração dos formandos na ação.

 
 Processo de Inscrição

As inscrições podem ser feitas no site da EPSM, presencialmente no Centro Qualifica da EPSM ou na Escola Profissional de Coruche.

  
Percurso Formativo

A1 – 75 horas

A2 – 75 horas

B1 – 75 horas

Para efeitos de conclusão de um curso PLA com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total do percurso formativo.


A formação é gratuita e presencial, funcionando d
uas vezes por semana, entre as 19h00 e as 22h00.

 

INSCREVE-TE JÁ
mais informações através do 263 144 275
Chamada para a rede fixa nacional