Be Smart in Today’s European Digital World
[Ser Inteligente no Mundo Europeu Digital]
2019-1-DE03-KA229-059712-3
DURAÇÃO: 01/09/2019 - 31/08/2021 (PRORROGADO ATÉ 31-08-2022 DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19)
Nas últimas décadas, a nossa sociedade tem vivido um período de grandes mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Este projeto tratou principalmente de muitos aspetos relacionados com os meios de comunicação digital de hoje e da maneira como eles moldam a identidade dos jovens, a sua cultura, perceções, estilo de vida e hábitos consumo. Em geral, o objetivo do projeto foi permitir que os alunos compreendessem, interpretassem, avaliassem criticamente e criassem formas de comunicação digital. Foi dada especial atenção à comunicação digital bem-sucedida, conhecimento e competência.
O projeto fez parte de um trabalho determinado e consistente sobre o perfil europeu das escolas participantes. O principal objetivo do projeto foi permitir que os alunos acedessem, avaliassem criticamente e criassem formas de comunicação digital (literacia digital). Durante o projeto, os alunos foram sensibilizados para as influências e estratégias complexas da comunicação digital a que são submetidos e que exercem um enorme impacto na sua cultura, interações sociais e bem-estar psicológico. Um dos principais objetivos foi permitir que os alunos se tornassem consumidores éticos bem informados da comunicação digital e cidadãos ativos que se posicionarão sobre importantes questões globais, como o trabalho justo e a sustentabilidade. Para alcançar o objetivo comum, os alunos desenvolveram competências essenciais, sociais e de comunicação (TIC, língua estrangeira, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e pensamento crítico).
Aos professores coube a tarefa de ajudar os alunos a visualizar várias soluções e a transformar ideias em ação, além de os levar a apreciar o valor da educação e aprendizagem ao longo da vida. Portanto, foram promovidas estratégias que melhoraram a colaboração interna, a inclusão de estudantes de todas as origens, aumentando motivação e evitando absentismo e desistência. Considerando a notável importância do tema do projeto e a ampla variedade de oportunidades de aprendizagem interdisciplinar que o mesmo ofereceu, toda a população estudantil e o corpo docente das quatro escolas parceiras esteve envolvido de forma significativa e consistente nas várias etapas e atividades do projeto.
Ao nível institucional, o perfil europeu das escolas foi aprimorado, a fim de responder aos desafios atuais e futuros da Europa. A capacidade de apreciar outras culturas, praticar a tolerância e a adaptabilidade, bem como ganhar autoconfiança são aspetos cruciais para ter melhores oportunidades de emprego na vida profissional e combater a xenofobia emergente.
Instituições Parceiras:
Berufskolleg des Kreises Olpe (Alemanha) - Coordenador
Liceul Matei Basarab Craiova (Roménia)
Istituto di Istruzione Superiore Leonardo da Vinci – Fascetti (Itália)
Encontros Transnacionais
Ao longo do projeto, decorreram cinco encontros transnacionais, nos quais participaram colaboradores docentes e alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos:
1º ENCONTRO - PREPARAÇÃO E DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES | 11-14 novembro 2019 | Olpe, Alemanha
2º ENCONTRO - MOBILIDADE DE CURTA DURAÇÃO COM PROFESSORES E ALUNOS | 21-15 fevereiro 2022 | Craiova, Roménia | TEMA: “Exploring the Web”
3º ENCONTRO - MOBILIDADE DE CURTA DURAÇÃO COM PROFESSORES E ALUNOS | 14-18 março 2022 | Salvaterra de Magos, Portugal | TEMA: “Learning with the Web”
4º ENCONTRO - MOBILIDADE DE CURTA DURAÇÃO COM PROFESSORES E ALUNOS | 04-08 abril 2022 | Pisa, Itália | TEMA: “Connecting on the Web”
5º ENCONTRO DE ENCERRAMENTO - MOBILIDADE DE CURTA DURAÇÃO COM PROFESSORES E ALUNOS | 30 maio-03 junho 2022 | Olpe, Alemanha | TEMA: “Creating for the Web”
Devido à pandemia, entre março de 2020 e janeiro de 2022, as tarefas foram desenvolvidas em ambiente exclusivamente digital, tendo decorrido sessões síncronas online, de apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
As tarefas do projeto, abraçadas pelos alunos dos cursos de Comunicação, Eletrónica e Informática da EPSM, foram desenvolvidas em ambiente de sala de aula, em diversas disciplinas, tendo sido igualmente contempladas na avaliação dos alunos.
Todos os materiais produzidos pelos alunos das escolas parceiras encontram-se arquivados no Twinspace do projeto, no eTwinning: TWINSPACE DO PROJETO
Em fevereiro de 2022, foram retomadas as mobilidades de curta duração. O programa de cada encontro foi organizado de acordo com os temas definidos em projeto.
Em março de 2022, a EPSM foi a anfitriã da segunda mobilidade que envolveu alunos e professores dos quatro países parceiros:
VÍDEO 1 - ENCONTRO INTERNACIONAL NA EPSM
VÍDEO 2 - ENCONTRO INTERNACIONAL NA EPSM