Na EPSM, os alunos dos diferentes cursos profissionais têm oportunidade de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho num outro país europeu, através de mobilidades para fins de aprendizagem de formandos enquadradas no Programa Erasmus +.
Também os colaboradores (docentes e não docentes) têm oportunidade de realizar mobilidades de staff para formação, em regime de job shadowing, com o objetivo de enriquecer a sua formação e experiências profissionais, pessoais e culturais.
Projeto com acreditação Erasmus+ nº 2023-1-PT01-KA121-VET-000128216 (2023/2024)
No âmbito da sua acreditação como entidade Erasmus+, válida até 2027, a EPSM irá desenvolver 5 projetos destinados a apoiar a realização de estágios no estrangeiro para os seus alunos e antigos alunos, bem como mobilidades de staff para os seus colaboradores.
Durante o ano letivo 2023/2024 estão previstas 8 mobilidades de alunos para realização de estágios curriculares (300h), 1 mobilidade de longa duração destinada a um aluno diplomado (4 meses) e 2 mobilidade de staff para docentes e não docentes, distribuídas pelos seguintes países: Alemanha, Polónia e Itália.
Projeto “Pontes para o futuro” (2022/2023)
A EPSM desenvolveu o Projeto “Pontes para o futuro”, no qual se realizaram 15 mobilidades de curta duração para realização de formação em contexto de trabalho, distribuídas pelos seguintes países: Finlândia, Dinamarca, Itália, Polónia e Croácia. Teve ainda lugar 1 mobilidade de longa duração realizada por uma aluna diplomada, durante cerca de 6 meses, na Dinamarca. Para os colaboradores da EPSM foram 3 as mobilidades de job shadowing realizadas na Alemanha.
Projeto “Epsm - Empreender, Partilhar, Semear, Melhorar” (2019/2021)
Com duração de 2 anos letivos, este projeto contemplou 24 mobilidades de curta duração, distribuídas por países como: Espanha, Itália, Finlândia, Dinamarca e Polónia. Relativamente ao staff, foram 5 os colaboradores participantes em mobilidade de job shadowing, realizadas na escola dinamarquesa Kold College.