CHIC IN ACTION: CULTURE AND HERITAGE IN COMMUNICATION - USING CULTURAL HERITAGE IN DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE AND INTERCULTURALITY IN FOREIGN LANGUAGE LEARNING
[CULTURA E PATRIMÓNIO EM COMUNICAÇÃO – UTILIZANDO O PATRIMÓNIO CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA]
2018-1-HR01-KA204-047462
DURAÇÃO: 01/10/2018 – 30/11/2020 (PRORROGADO ATÉ 31-05-2021 DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19)
De acordo com a Recomendação da UE, a comunicação em línguas estrangeiras partilha amplamente das mesmas competências de comunicação na língua materna: baseia-se na capacidade de compreender, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opiniões, tanto na forma oral quanto na escrita. Ouvir, falar, ler e escrever numa variedade de contextos societais e culturais (em educação e formação, trabalho, casa e lazer) de acordo com os desejos ou necessidades da pessoa. A comunicação em línguas estrangeiras também exige competências como a mediação e compreensão intercultural. Isto, juntamente com a ideia de combinar métodos e cultura, foi a base para os principais objetivos do projeto:
- melhorar as competências de ensino de línguas dos educadores/professores de adultos;
- fortalecer as competências gerais de metodologia de ensino;
- reforçar as competências de mediação em conflitos causados por diferenças culturais;
- desenvolver uma consciência da cultura e seu impacto no comportamento, especialmente na comunicação;
- melhorar as competências dos professores para trabalhar com grupos culturalmente diversos;
- obter ideias práticas sobre como aplicar diferentes estratégias de comunicação em diferentes contextos transculturais;
- comparar e contrastar valores, crenças, perceções e estilos de comunicação das culturas;
- melhorar as competências comunicativas dos alunos, a fluência e a confiança no uso da língua;
- identificar diferentes estilos de aprendizagem e estratégias de alunos adultos e aplicar métodos e técnicas apropriados ao ensino de adultos;
- melhorar a competitividade dos formandos no mercado de trabalho e outros campos.
Instituições parceiras:
Ustanova za obrazovanje odraslih Dante (Croatia)
European Regional Framework For Co-Operation (Greece)
International Language School (Italy)
Valodu Mape Sia (Latvia)
Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)
Escuela Oficial De Idiomas Rio Vero (Spain)
Website do projeto:
Encontros Transnacionais
Ao longo do projeto, decorreram três encontros transnacionais, nos quais participaram colaboradores docentes e não docentes com ligações à Educação de Adultos e à Educação de Jovens da Escola Profissional de Salvaterra de Magos:
1º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO E ARRANQUE DE ATIVIDADES | 29 e 30 de novembro 2018 | Atenas, Grécia
2º ENCONTRO TRANSNACIONAL | 5 - 8 de maio 2019 | Roma, Itália
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 11 a 15 de junho 2019 | Rijeka, Croácia
Tarefas desenvolvidas em cada encontro:
CHIC Meetings - Tarefas Desenvolvidas
Ao longo do projeto foram desenvolvidos, pelos professores de inglês das escolas parceiras, múltiplos materiais para aprendizagem da língua inglesa através de conteúdos culturais, organizados em diferentes categorias, aplicados aos públicos-alvo das várias instituições:
CHIC - Materiais de Aprendizagem
Foram produzidas quatro newsletters ao longo do projeto:
Cada instituição foi responsável pela organização de um evento de disseminação (Multiplier Event) das atividades do projeto.
À semelhança das escolas parceiras, na EPSM, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia por Covid-19, o evento decorreu em formato online, no dia 21/12/2020.