escola Oferta Formativa Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Atividades

Finalistas da EPSM debatem importância das Soft Skills no mercado de trabalho

Empregador 09 out 2024
Oferta Atividades

Esta manhã, as turmas do 12º ano da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) participaram numa sessão dedicada ao tema "A importância das Soft Skills no mercado de trabalho". A sessão contou com a presença de alguns convidados, como a Dra. Ortélia Lobo, responsável pelo Serviço de Emprego do IEFP de Salvaterra de Magos, a Dra. Daniela Moreira, representante da empresa CTR Hayco, e Ricardo Pereira, ex-aluno da EPSM e atualmente Chef Executivo nos restaurantes do Chef Henrique Sá Pessoa, do grupo Plateform.

A Dra. Vera Vidigal, psicóloga da EPSM, apresentou o projeto “Ser, Estar e Fazer – Soft Skills”, desenvolvido com as turmas do 11º ano, que tem como objetivo preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências comportamentais essenciais.

Durante a sessão, os convidados partilharam as suas experiências profissionais e reforçaram a importância das soft skills – como a capacidade de comunicação, a adaptabilidade e a proatividade – para a empregabilidade e o crescimento profissional. Embora as hard skills – ou seja, as competências técnicas específicas de cada profissão – continuem a ser importantes, as soft skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas, especialmente num mundo globalizado e digital, onde o trabalho em equipa, a comunicação intercultural e a inovação são essenciais.

Os oradores destacaram que  os jovens profissionais que possuam competências sociais e comunicacionais, elevado grau de autonomia e responsabilidade, são os que mais facilmente se destacam no mercado. “No mercado atual, não basta ser tecnicamente competente. Precisamos de saber liderar, colaborar, inovar e, acima de tudo, adaptar-nos rapidamente às mudanças”, afirmou Ricardo Pereira ao partilhar a sua experiência no setor da restauração.

No final da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de colocar perguntas e partilhar as suas experiências vividas em estágios ou trabalhos.

 Esta iniciativa reforça o compromisso da EPSM em preparar os seus alunos para os desafios do mundo profissional, dotando-os de ferramentas que vão além da formação técnica.