EPSM promove sessão de sensibilização dirigida aos Encarregados de Educação
Empregador | 09 dez 2022 | |
Oferta | Eventos |
No dia 7 de dezembro realizou-se na EPSM uma sessão de sensibilização dirigida à comunidade escolar, em especial aos encarregados de educação, sobre o tema "De quem é a culpa? Dos pais ou dos filhos?"
Conscientes de que muitas vezes os pais e encarregados de educação e educadores, não conseguem entender os comportamentos dos jovens e não possuem as ferramentas necessárias para lidarem com determinados problemas, a EPSM procurou, com esta iniciativa, suscitar o debate e a reflexão em torno desta questão e promover a aproximação entre as famílias, a escola e os jovens, de forma a que estes possam ter uma presença mais ativa na escola e acompanhar de forma mais próxima o percurso escolar dos seus educandos
Contámos com a presença de Nuno Oliveira, investigador criminal, que abordou diversas temáticas, como o bullying, a violência doméstica, de género e o controlo parental. Na sua intervenção, Nuno Oliveira deixou ainda o alerta para que os pais possam refletir sobre os seus próprios comportamentos, nem sempre positivos, deixando um apelando ao diálogo e à atenção permanente entre todos os elementos da família.
A sessão culminou com o investigador a advertir os encarregados de educação sobre a sua possível responsabilidade criminal em casos de delinquência, consumos ou outros atos praticados pelos jovens.Alertou ainda para a necessidade de os pais refletirem sobre os seus próprios comportamentos, apelando ao diálogo e à atenção permanente entre pais e filhos.
De realçar que, ao longo das últimas três semanas, todas as turmas da EPSM participaram em sessões de sensibilização para a problemática do bullying, nas suas vertentes familiar, sexual, escolar, verbal, psicológico, físico, entre outras.
Nestas sessões, que acabaram por ser muito emotivas, Nuno Oliveira partilhou com os jovens da EPSM quer a sua história pessoal, quer as estratégias que os jovens devem utilizar para ultrapassar, combater e protegerem-se destas formas de agressão.