EPSM inicia Formação em Português Língua de Acolhimento em Santo Estêvão
Empregador | 04 dez 2024 | |
Oferta | Atividades |
EPSM inicia Formação em Português Língua de Acolhimento em Santo Estêvão
A EPSM deu início esta semana à Formação em Português Língua de Acolhimento, em Santo Estêvão. Cerca de 40 cidadãos estrangeiros, oriundos de países como Paquistão, Nepal, Índia, Moldávia, Ucrânia e Colômbia, iniciaram um percurso formativo de 150 horas que lhes permitirá adquirir competências em português e obter o Certificado de Proficiência Linguística A2, um dos requisitos necessários para que possam solicitar a autorização de residência de longa duração ou nacionalidade portuguesa.
A abertura destas duas turmas na freguesia de Santo Estêvão foi possível graças à importante parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Santo Estêvão, que, em conjunto com a Casa do Povo, garantiu o apoio necessário e a cedência das salas de formação.
No próximo ano, a EPSM planeia expandir este projeto, com a abertura de novos grupos em Salvaterra de Magos e Muge. Em colaboração com a Escola Profissional de Coruche, estas formações serão também implementadas no concelho de Coruche, alargando o impacto desta iniciativa a outros locais da região.
A decisão de avançar com este projeto reflete o compromisso da EPSM em promover a inclusão social e profissional dos imigrantes, ajudando-os a superar barreiras linguísticas e a integrar-se no mercado de trabalho. Simultaneamente, responde às necessidades do tecido empresarial, que frequentemente enfrenta desafios na contratação de profissionais qualificados com conhecimentos básicos de português, essenciais para o desempenho das suas funções.
Com este esforço, a EPSM reafirma o seu papel como promotora de uma sociedade mais inclusiva, qualificada e preparada para os desafios de uma comunidade multicultural.
Os projetos de Aprendizagem da língua portuguesa para cidadãos estrangeiros, também conhecidos como Português Língua de Acolhimento (PLA), são financiados pelo Programa Operacional Pessoas 2030 (Demografia, Qualificações e Inclusão), com apoio do Fundo Social Europeu Mais (FSE+). Estes cursos têm como objetivo promover a inclusão socioprofissional e cultural de migrantes e refugiados, certificando competências de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), conforme a regulamentação estabelecida pelas Portarias n.º 183/2020 e 184/202.