FORMAÇÕES MODULARES

 

O que são?

São unidades de formação de curta duração (UFCD) que permitem atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.

 

A quem se destinam?

Destinam-se a ativos empregados com habilitação mínima ao nível do 9º ano, com especial enfoque nas pessoas empregadas em risco de perda de emprego, e a ativos desempregados.

 

Quais os objetivos desta oferta formativa?

Contribuir para potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos desempregados, dos empregados e dos empregados em risco de desemprego, através do aumento da sua adaptabilidade por via do desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho:

a) As UFCD's para empregados visam dar resposta a necessidades de qualificação dos trabalhadores, no contexto de processo de mudança organizacional e de processos de reestruturação, com vista a aumentar a produtividade e competitividade das empresas, bem como as competências e os níveis de qualificação dos ativos empregados, contribuindo para a manutenção do emprego;

b) As UFCD's para desempregados visam reforçar a qualificação profissional dos ativos desempregados, potenciando um regresso mais sustentado ao mercado de trabalho, através da participação em percursos de FMC ajustados ao seu perfil de necessidades.

 

Como estão organizadas?

A organização curricular das formações modulares realiza-se, para cada unidade de formação, de acordo com os respetivos referenciais de formação constantes do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), podendo corresponder a unidades da componente de formação de base, da componente de formação tecnológica, ou a ambas;

As formações modulares são capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações constantes do CNQ e permitem a criação de percursos flexíveis de duração variada, caracterizados pela adaptação a diferentes modalidades de formação, públicos-alvo, metodologias, contextos formativos e formas de validação.

 

Qual a certificação que conferem?

Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma formação modular é-lhe emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento. Caso o formando conclua um percurso completo do CNQ obterá a certificação respetiva.

 

Quais são os seus conteúdos programáticos?

Os conteúdos programáticos de cada UFCD encontram-se disponíveis para consulta no site do Catálogo Nacional de Qualificações: http://www.catalogo.anqep.gov.pt/UFCD

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contacte-nos através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., pelo telefone 263 500 300 ou, presencialmente, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, na Rua Heróis de Chaves, nº 4, 2120-091 Salvaterra de Magos.

 

Para realizar a inscrição clique aqui!