Os projetos SafeCook e BathCare, que se encontram a ser desenvolvidos pelos alunos de 11.º de Eletrónica da EPSM, coordenados pelo professor José Carvalho, receberam esta quarta-feira dois prémios de 500 euros cada, para desenvolvimento dos mesmos.

O SafeCook é um kit eletrónico que permite regular o modo de funcionamento de um fogão comum. Permite programar o tempo de cozedura, intensidade do gás e temperatura, avisar e desligar automaticamente o fogão após o fim do programa, bem como emitir um sinal luminoso e sonoro de alerta durante um ciclo, evitando os acidentes domésticos com fogões.

O BathCare consiste na automatização de uma cama, com sistema de elevação, abas protetoras de privacidade, chuveiro, reservatório duplo de água, controlo de temperatura, unidade de alimentação autónoma (UPS - em caso de falta de energia, não impede a utilização em pleno das funcionalidades). Permite tomar banho com chuveiro na posição horizontal e com temperatura ajustada. Simplificam-se os cuidados, evitando desconfortos e acidentes, tendo em vista a minimização das carências na rotina de cuidados e otimização dos recursos humanos.

Na cerimónia de entrega, que decorreu na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no passado dia 17 de janeiro, a escola esteve representada pelos professores Hernâni Neves e Maria Isabel Miguel, bem como por Sílvia Fernandes, Diretora Pedagógica da EPSM.

O prémio Ciência na Escola vai já na sua 15ª edição. O tema deste ano prende-se com "A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização".

Parabéns e continuação de bom trabalho!