Um grupo de professores da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) esteve na semana passada em La Solana, Espanha, a participar num encontro transnacional de preparação do projeto S.I.K.U.L.A. (Students’ International Knowledge Unveils Lovely Areas), ao abrigo do programa Erasmus+.

O projeto, no qual participam também escolas de Itália, Croácia, Roménia e Espanha visa a promoção do potencial turístico das várias regiões onde as escolas parceiras se encontram instaladas: La Solana (Espanha), Randazzo (Itália), Suceava (Roménia), Dakovo (Croácia) e Salvaterra de Magos.

Durante o encontro, os professores definiram a tipologia de atividades a preparar com os alunos nas suas escolas. Pretende-se que sejam definidos itinerários a seguir pelos participantes durante as mobilidades de descoberta. Serão depois construídas PROMO TOURS sobre cada região e um prato europeu com ingredientes típicos dos vários países intervenientes.

O projeto culminará num evento final, em maio de 2019, a decorrer na localidade da escola coordenadora, Randazzo, com uma exposição preparada com todos os materiais produzidos ao longo destes dois anos de projeto.

No início de março de 2018, a Escola Profissional de Salvaterra de Magos irá acolher o segundo encontro do projeto S.I.K.U.L.A., uma mobilidade de descoberta da região e dos seus produtos mais característicos.

Durante uma semana, a EPSM permitirá que Salvaterra de Magos “seja vista e descoberta pelos olhos dos outros, promovendo o que a região tem de melhor em termos turísticos e enogastronómicos”, explica Sílvia Fernandes, Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Tereza Pereira, coordenadora dos cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, realça que esta é também “uma oportunidade única para os alunos da escola, permitindo explorar novos lugares da Europa, aperfeiçoar conhecimentos técnicos e competências linguísticas além-fronteiras”.